21 de agosto de 2008

10 questões para Meyer

Fonte: time.com


Você criou a história do seu primeiro livro, Twilight, através de um sonho. A partir daí, como criou os personagens?

[Kolberg, PHOENIX]

Acho que você só tem um sonho desses uma vez na vida, e foi exatamente o que eu precisava. Uma vez que eu destranquei a porta, haviam muitas histórias esperando para sair. Aparentemente, tem um bom número de pessoas em minha mente para me manter ocupada por um tempo.

===

O que você acha que tem em sua escrita que atrai tanta atenção?

[Ashlie Meyer, CINCINNATI, OHIO]

Eu só consigo pensar que quando eu escrevo, esqueço que não é real. EU vivo a história, e acho que as pessoas podem ler essa sinceridade nos personagens. Eles são reais para mim quando os escrevo, e acho que isso os faz reais também para os leitores.

===

Como você se sente ao ser comparada com J.K. Rowling?

[David Sobalvarro WASHINGTON]

É confuso. Por um lado, é realmente um elogio. Sou uma grande fã. Por outro lado, há um pouco de mágoa porque algumas pessoas dizem, “quem ela pensa que é?” e eu me sinto mal, como se fosse eu quem sai dizendo isso, e eu não digo. Não gosto desse lado.

===

Como você consegue escrever de modo a atrair leitores de todas as idades?

[Pamela Dorn, CHICAGO]

Eu não escrevi os livros especificamente para os leitores de Young Adult. Os escrevi para mim. Não sei como eles alcançam todas as idades tão bem, mas acho ótimo que muitas pessoas com trinta e poucos anos com filhos, como eu, respondem a eles tão bem – então eu sei que não é como se eu apenas parecesse ter 15 anos por dentro!

===

Pela saga de Twilight, aparecem diferentes tipos de amor entre os personagens – romântico, paternal, etc. Você tem uma mensagem sobre amor que quer que o leitor tire disso?

[Marissa Parisi BURLINGTON, VT]

Eu nunca escrevo mensagens. Sempre escrevo coisas que me entretenham, e uma das coisas que acho realmente interessante de explorar é a idéia de amor. Gosto de olhar para minha própria vida e a de meus amigos e como o amor muda quem você é. Isso me fascina.

===

Música é obviamente uma grande influência criativa para você. Música tem sido sempre uma parte de sua vida?

[Karen Medley, SEATTLE]

Na verdade, enquanto eu crescia, eu quase não ouvia música [1]. Meus pais eram muito rigorosos. Descobri a música como inspiração apenas mais tarde em minha vida.

===

Fora Mitt Romney, você parece ser o Mormom mais popular atualmente nos Estados Unidos. Você se acha um bom representante de sua religião?

[Mary-Jean Corriss CENTRAL ISLIP, N.Y.]

Ser Mormom é uma grande parte de quem eu sou, e eu tento ao máximo viver de forma correta, mas não sei se sou um exemplo. Detesto dizer “sim, olhe para mim. Sou um bom exemplo do que é ser Mormom.” Quero ser a melhor pessoa que posso ser, e nesse aspecto, acho que sou um bom exemplo.

===

Que tipo de pesquisa com vampiros, se houve alguma, você fez antes de escrever Twilight?

[Jen Potcher, BOISE, IDAHO]

A única hora que eu realmente pesquisei sobre vampiros foi quando a personagem Bella pesquisou sobre vampiros. Como eu estava criando meu próprio mundo, não quis descobrir quantas regras eu estava quebrando.

===

Que conselho você daria para outras mulheres que cuidam de seus filhos em casa e querem se expandir e conquistar outras coisas como você fez?

[Jocelyn Gibbons ALEXANDRIA, VA]

Vá em frente! Eu não planejei começar uma nova carreira quando fiz isso, e foi preciso muita coragem para mandar aquelas cartas perguntando [2]. Mandei 15, e tive 9 rejeições, 5 sem resposta e uma pessoa quis me ver. Se é algo que você aprecia, coloque determinação e vontade por trás e veja o que acontece.

===

Se você fosse um vampiro, qual seris seu poder especial?

[Melanie Konstantinou TRENTON, N.J.]

É difícil imaginar que eu teria algum. Acho que eu apenas seria feliz não precisando dormir ou envelhecer. Isso seria bem legal.

=====

[1] I didn’t listen to a ton. – foi essa a tradução mais próxima que eu achei pra essa frase

[2] query letters – eu entendi como sendo aquelas cartas que você manda pros editores falando da sua história e espera a resposta pra ver se algum se interessa por ela, mas não achei uma expressão em português pra isso…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas