9 de agosto de 2008

Entrevista com Stephenie

Temos aqui uma parte de uma entrevista com Stephenie Meyer. Assim que nossa fonte liberar as outras partes, estaremos traduzindo para vocês!




S: Em primeiro lugar, agradeço muito a vocês, vocês são totalmente incríveis. Justin é tão surpreendente. E eu queria dizer que, quando eu estava vendo todas as perguntas que alguns de vocês apresentaram antes do show, eu tive uma hora realmente ruim ao cortar algumas, porque tenho esperado um ano para responder estas perguntas.


Electra: Pergunta n. º 1 vem de Tori. Tori quer saber se a versão do final de Breaking Dawn foi como você inicialmente planejou ou existiram outras linhas parceladas que você teve que cortar?


S: Eu sabia do fim desta série desde cerca de outubro de 2003. Então é realmente muito tempo. O esboço de Breaking Dawn, o qual vocês sabem que é Forever Dawn, eu tinha acabado por volta de fevereiro de 2004, e eu realmente fiquei presa ao roteiro original, porque uma vez que estava lá, parecia a única maneira possível de terminá-lo. Então, realmente não havia outros roteiros separados que eu estivesse escolhendo entre, esta sempre foi a maneira que iria acontecer. “


Electra: Agora, há quanto tempo você estava pensando em Renesmee? Jacqueline _____ diz: Bella ficar grávida só estragou a personagem. Eu gostei disso, não me entenda mal, eu ainda digo “o quê?” (leitura da pergunta de Jacqueline)


S: Hum, na verdade, Nessie foi uma das razões de Breaking Dawn existir. Quando eu comecei trabalhando com uma editora, eu tinha Twilight e eu lhes mostrei o que estava trabalhando para Forever Dawn e eles disseram: ‘você sabe, nós gostaria realmente de manter Bella no 2º grau por um período um pouco mais longo, que desenvolvesse mais, manter mais casual’. E eu disse ‘ok, existem algumas histórias interessantes para acrescentarmos lá.’ Eu comecei a trabalhar nisso e eles disseram: ‘Realmente, nós gostaríamos que fossem três livros, e terminar com Eclipse. Você poderia fazer um fim que gostasse?’ E eu disse ‘não, eu não posso fazer um final que goste.’ Esta foi uma dura batalha travada e eu estava lutando por Nessie todo o tempo. Ela era uma personagem que eu não iria permitir que fosse destruída. Ela tinha de existir. Então, ela estava no meu Forever Dawn.


Electra: Será que haverá mais filmes para seguir a Saga de Twilight?


S: Isso ainda não está decidido. Eu posso dizer que eu tive uma experiência tão boa trabalhando em Twilight que eu estaria aberta para isso e com esperanças que pudéssemos continuar com isso.


Electra: Leah quer saber, e eu também, como é fisicamente possível para um vampiro macho engravidar alguém? Esta pergunta responde diretamente ao dito de que vampiros não podem ter bebês. Quando lhe fizeram esta pergunta pela primeira vez você não pensou que isto se aplicaria especificamente à habilidade de Bella e Edward terem filhos juntos?


S: Houve muitas questões sobre este assunto, como você pode imaginar. Eu escolhi esta especificamente porque eu quero que você imagine, eu, durante o último ano, me conectando à internet e lendo todos estes “Stephenie disse isso blábláblá…” que eu realmente nunca disse. Hum, havia relativamente muitos quotes mal-feitos e eu sempre, sempre era muito cuidadosa com a forma com a qual eu respondia a esta pergunta porque, é claro, eu sabia que Renesmee estava a caminho e eu não queria tornar isto um spoiler e tirar parte da excitação de algo novo por acontecer, portanto eu tentei evitar ao máximo, mas sempre que eu respondia, eu me focava nos vampiros fêmeas, porque fisiologicamente falando, há muitas mudanças que ocorrem quando você está grávida de uma criança que não poderia ser concebida. Então, quando eu respondi esta pergunta, foi simplesmente isso o que eu realmente disse. É fisicamente possível [sic: para vampiros machos], eu não me aprofundarei muito mais em detalhes sobre isto. Eu penso no que o que está para acontecer, é uma coisa totalmente extensa. Eu penso que estes detalhes serão ilustrados em algum lugar como O Guia da Saga Twilight que deve sair no futuro.


Falando de questões adicionais, eu puxei duas perguntas específicas para mostrar com o que nós estamos lidando aqui. A primeira pergunta é esta, eu gosto de usar aspas: “Stephenie, em Breaking Dawn eu esperava por mais detalhes sobre a primeira vez dos dois. Eu estava pensando, por que você não tornou isso mais carnal?” A segunda pergunta: “Por que Edward e Bella se tornaram tão malucos por sexo em Breaking Dawn?” Esta é uma linha delicada para se caminhar e eu escrevi da forma como me senti mais confortável e o que eu gostaria de ver na estória. Obviamente, você não pode agradar a todos durante todo o tempo, então eu escrevi o que era o melhor. Sim, obviamente eu escrevi da forma que eu senti que seria mais fiel a estória.



Electra: James caçou um legítimo Filho da Lua e era isso o que Victoria pensava que Seth seria?



S: Sim, foi exatamente isso o que aconteceu. James procurava por um desafio e ele caçou um dos poucos remanescentes dos Filhos da Lua. Portanto este foi o pensamento instintivo de Victoria, mas se você olhar Seth bem de perto, você perceberia que não era isso o que realmente estava acontecendo. Eu me diverti colocando esta dica em Eclipse.


Electra: Esta vem de Candice, ela veio da cidade de Kansas para estar aqui esta noite.

“Porque você escolheu o nome Renesmee ao invés dos outros que estavam listados no livro e nós leremos mais sobre a estória dela? P.S. você é demais.”


S: Obrigada. É engraçado, pois eu tenho visto algumas reações ao nome Renesmee e as pessoas reagem como “o que é isto?” E é divertido, eu estive pensando no nome por muito tempo e ele parece totalmente normal para mim. Mas quando eu o escolhi, eu realmente queria algo que ninguém mais tivesse. Porque não há ninguém mais como Nessie, e eu queria que ela tivesse algo muito profundo e original. [Nota: um monte de “awwws” aqui.]


Electra: Quem era o pai de Embry?


S: Esta pergunta se repetiu na sua lista umas 17 vezes. Agora eu sei que um monte de gente ficou doida quando eu disse que eu não iria responder, porque, você quer saber de uma coisa? Nem eu mesma tenho certeza se sei. Eu sei que isso parece loucura, mas realmente há segredos que meus personagens guardam até mesmo de mim. E eu tive essa experiência com Rosalie, na verdade, quando eu comecei a escrever Twilight. Eu não tinha idéia de que ela não gostava de Bella e o personagem dela era meio chato e um tanto incompleto até que eu percebi ‘Oh, ela odeia Bella!’ e então ela ficou mais fácil de ser escrita. Portanto, às vezes meus personagens não me dizem tudo. Eu tenho minhas desconfianças.


Electra: Joanna, da Califórnia, ela tem duas perguntas. Primeira: Por que Bella manteve seu bebê quando ela sabia que estava morrendo?

S: Esta é bem séria e tem um tom diferente das outras (se referindo ao tipo de perguntas) e a única coisa que posso responder é que eu tenho três filhos e eu sei o que eu sinto por cada uma dessas crianças e se alguém me dissesse ‘Se você levar sua gravidez até o final, você vai morrer’, eu levaria de qualquer forma. É assim que eu sou. Minha experiência como mãe é refletida nesta parte da estória.


Electra: A segunda pergunta de Joanna: “Jacob ainda voltará ao grupo?”


S: Adorei ela ter feito duas perguntas tão distintas e esta do Jacob é interessante. Na verdade, ele não voltará, pois uma vez que se torna alpha, não há volta. Portanto nós temos (aqui o som diminui)…


Electra: Liz, de Milwalkee gostaria de saber “Jacob continuará imortal com Renesme quando ela atingir a maioridade?


S: Eu acredito que haja alguma preocupação com este fato e o que há de mais amável no relacionamento dos dois é que Nessie aparentemente não envelhecerá depois dos 18, 20. E Jacob, enquanto ele continuar se transformando em lobisomem regularmente, será sempre o mesmo também, portanto eles ficarão bem.


Electra: (Algum nome dito aqui, muitos gritos) Ela quer saber qual o significado da capa?


S: Viva! Esta é uma pergunta muito boa. Então, nesta capa tem duas coisas acontecendo. A primeira é uma metáfora relacionada com toda a série, porque você tem Bella se transformando do jogador mais fraco no tabuleiro para ser o mais poderoso de todos. Este é o principal significado, era isso que eu queria mostrar ali. E também o ambiente do jogo de xadrez, pois eu sabia que o final da estória não seria uma fantástica e enorme cena de batalha. Foi uma cena de corte. Foi planejar e manobrar as estratégias e eu acho que isso se encaixa perfeitamente no xadrez, então esta é outra razão porque eu gosto desta metáfora.


Electra: Liz Waters disse “na Comic Con, você mencionou que seu momento favorito de Edward e Bella foi o quarto livro e, por razões óbvias, você não poderia compartilhar quais eram estes momentos, naquele ponto. Mas e agora, você pode nos informar?”



S: Eu acho que a maioria de vocês pode imaginar qual é a cena. E vocês estão errados!
(gargalhadas) São as duas últimas páginas do livro. Foi quando Edward realmente enxerga como Bella se sente sobre ele, não há nada que se compare com isso. (muitos gritos!)


Electra: Brandy quer saber “Por que a data na lápide de Alice era a mesma data do dia em que foi admitida no asilo?’


S: Essa é realmente uma longa, longe história, então eu não teria trazido isso à tona porque não teria tempo de explicar, o que levaria uma boa quantidade de páginas. Mas, como eu queria mencionar, existem coisas como essa pergunta que serão respondidas no Twilight Guide além de outras histórias secundárias.


Electra: Por que Bella foi capaz de pular toda a fase de vampiro recém-nascido?


S: Se você pensar em todos os outros vampiros que foram criados, você tem os Cullen. Nenhum deles teve muito tempo para pensar nisso ou foram questionados, eles estavam em seu leito de morte e acordaram como vampiros sem preparação nenhuma para isso. E aí você tem vampiros como os Volturi, que viraram vampiros e esperavam caçar humanos imediatamente porque é isso que vampiros fazem. Bella é um tipo único nisso e ela teve uns anos para pensar no que ela queria ser e no que faria quando fosse. Logo ela teve mais preparação do que qualquer um. E ela já era uma garota teimosa.


Electra: Essa é uma pergunta muito importante de Cassie “Qual a cor do carro de Bella?”


S: É um pouco óbvio, porque… queria que fosse vermelho? (não pude escutar a parte do meio da pergunta devido aos muitos gritos)


Electra: Jordan: ‘Tinha algum significado quando Alice usou O Mercador de Veneza? PS: Você é o máximo!’


S: Isso não é justo porque ela escreveu o cartão antes de me ver essa noite, então ela não sabia. Existia realmente um significado para usar O Mercador de Veneza. Quando eu decidi usar Sonho de Uma Noite de Verão, era porque eu sabia que o triângulo amoroso que era tão doloroso para cada um envolvido, seria dissipado e então todo mundo ficaria feliz. Com O Mercador de Veneza, era como uma pequena dica de novo do fim da história, que nós teríamos um confronto que seria resolvido com bom senso e planejamento, então era tipo uma pista para o final da história.


Electra: Jenny tem essa pergunta: ‘Bella era mais relacionável com as meninas nos primeiros três livros, mesmo que isso tenha diminuído, mas no livro quatro, ela parece diferente. Como você espera que suas leitoras adolescentes reajam?’


S: Esse é um dos motivos pelo qual a saga Twilight é em quatro livros. Eu achava que quando Bella virasse vampira, sua reabilitação estaria meio que perdida. Eu me diverti muito escrevendo sobre suas experiências porque era algo realmente fabuloso de se imaginar, mas adiante, do meu ponto de vista, eu poderia ter parado e ser a Bella, porque você sabe que ela era apenas aquela garota humana desajeitada e eu podia fazer o que ela fazia. Mas então quando ela fosse uma vampira, ela seria essa criatura maravilhosa com todos esses poderes e eu não poderia mais fazer isso. Então eu realmente senti como se o livro fosse ter um final do ponto de vista dela depois que chegássemos a esse ponto. E eu queria mesmo fazer um trabalho bem feito de fixar isso nela deixando que vocês vissem como era, mas ao mesmo tempo eu sabia que ela não seria mais aquela adolescente pela qual todo mundo se identificava.


Electra: Quais são suas intenções para o futuro do clã dos Cullen?


S: Ok, eu escrevi isso. Eu fiz porque existiam milhares de perguntas ‘Você vai escrever sobre Alice e Jasper?’, ‘Você vai escrever todos os livros da perspectiva do Edward?’. Agora, obviamente, Midnight Sun tem de sair. (muitos gritos) Eu estou satisfeita por fazerem vocês felizes. Depois disso, eu realmente tenho um monte de outras coisas com as quais eu gostaria de trabalhar. Minha vida não é só vampiros e eu meio que quero voltar aos meus fantasmas e meu tempo de viagem e minhas sereias, tem muita coisa que quero fazer. E o Hospedeiro, sim, (muita comemoração) eu saí muito da linha com ele então, enquanto eu não estiver fazendo ou planejando nada no momento, talvez eu volte aos Cullen. Existem muitas histórias que eu acho realmente interessantes. Eu não acho que possa gastar muito tempo com personagens que eu sinto como se já tivesse explorado. Eu teria de dizer, os mais prováveis narradores para o futuro seriam Nessie e Leah.


Electra: Que musical Edward e Bella estavam assistindo?


S: Sete Noivas para Sete Irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas