2 de outubro de 2008

Nos bastidores de Crepúsculo

“Twilight” cliques do romance vampiro-adolescente

O conto de um jovem casal confuso pelo desejo de sangue se tornou um fenômeno em forma de romance, e agora Catherine Hardwicke está trazendo para as telas.



PORTLAND, OREGON – 30 milhas (48 Km) distante da cidade, em um úmido, impressionantemente gélido campo envolto por musgo em Oregon, vampiros estão jogando beisebol. Eles estão adornados com uma mistura de tecidos de primeira, bonés e meias listradas, presumo que reunidas através de seu último século de vida. Eles fazem algazarra no campo com suas habilidades sobrenaturais encobertos pela tempestade.

Catherine Hardwicke, que está dirigindo as cenas para a adaptação do best seller “Crepúsculo”, de Stephenie Meyer, está animada quanto à seqüência em que bolas são arremessadas com a força de canhões e a regra é desafiar a gravidade – uma em particular. Nesta cena, 2 jogadores “estão competindo para capturar a mesma bola e tem uma enorme, e louca colisão em pleno ar a 20 pés (6 metros) de altura quando um imenso estrondo de trovões ressoa fazendo parecer que foi o encontro entre eles que causou o grande boom. Um deles também faz loucas piruetas no ar e pega a bola no topo das árvores. É realmente uma proeza muito engraçada!”

Para que ninguém pense que a serie “Crepúsculo” de Meyer é algum estranho encontro de “Lost Boys“  e “Field of Dreams“, a história é muito mais do que beisebol. É sobre vampiros bonzinhos que lutam contra o desejo pelo sangue da mesma forma que os adolescentes lutam contra seus hormônios em ebulição.
E principalmente, refere-se a um amor adolescente proibido. E isto para os fãs parece não ser o bastante.

No campo uma garota de 17 anos de nome Bella, assiste aos arremessos dos times e os golpes na bola com uma força descomunal. Ela descobriu recentemente que o cara mais legal da escola é um vampiro de décadas de idade disfarçado de adolescente. Eles bebem sangue de animais no lugar do de humanos – e como uma piada interna, se definem como “vegetarianos”. Eles não possuem caninos e o sol não causa nenhum dano a eles (embora os faça brilhar como Ziggy Stardust – ou David Bowie).
Enquanto Bella assiste ao jogo, um trio de tradicionais vampiros nômades que se alimentam de humanos entra pela clareira. Um deles, James (Cam Gigandet), fareja o ar e percebe que um “lanchinho” humano está por ali. Edward (Robert Pattinson) se coloca em posição defensiva e range os dentes.

Um set encharcado
Nesse mês de Março nos desfiladeiros de Columbia, localizados na remota Forks, Washington, o clima muda a cada 20 minutos – encharcando um elenco com muita maquiagem pálida de vampiro, alternando com doses de sol, e chuva e como diz Pattinson (Cedrico Diggory em 2 filmes de Harry Potter) “granizos do tamanho de bolas de golfe”.

Isto transforma o set em uma lamacenta areia movediça. Assistentes de produção cobrem o chão com serragem. Atores se aninham entre “barracas quentinhas” e lenços para resfriado (lenços Kleenex), narizes pingando; eles carregam garrafas de água quente (enquanto assistentes cuidadosamente os seguem com guarda-chuvas sobre suas cabeças) e trocam botas de borracha por Adidas somente na hora de gravar. Duas partes de um pesado equipamento de produção, incluindo uma enorme grua, estão presas no meio da sujeira. Uma luz do estúdio faz um barulho crepitante que fez os assistentes pularem pra trás. (Ele está bem). Deus te ajude se você derrubar seu celular.
Toda minha equipe está fazendo a “dança da chuva” – mexendo a cabeça e cantando em direção ao céu ” – diz Hardwicke.
Como vocês podem perceber, essas não foram, tão pouco pra nós as fotos mais fáceis de tirar. A disponibilidade de um ator e a necessidade de interromper uma cena legal cheia de efeitos especiais significa as 2 primeiras semanas de produção foram gastas entre finalizações de cenas de ação, que de acordo com informações tiveram uma pegada interessante (Estão todos bem, na maioria), e os jogos de beisebol. Mas Hardwicke – que se tornou expert em crises adolescentes depois de escrever “Thirteene “Lords of Dogtown- está a procura de sua marca registrada, e quer o máximo de cenas de ação possível.

“Thirteen” em particular – com sua controversa descrição de garotas agressivas e rebeldes – sugere que “Twilight” que foi criticado duramente pelo lançamento em Dezembro, possa ser uma surpreendente combinação para Hardwicke. Apesar da (maioria) tendência ao sobrenatural mais amigável e familiar, o conteúdo não é nem de longe o campo minado que Hardwicke conhece bem. “Thirteen”, depois de tudo, trata de uma adolescente que, como Bella, tem pais distraídos e tudo cai na sua cabeça. Se você for além, “Lords of Dogtown” também se passa nesse mundo, atletas fisicamente bem dotados buscando a fama imortal de skatistas.

“Mesmo ‘Nativity’ é sobre a época dos 13 anos”, diz o diretor, rindo como se ela visse mais além e fizesse a conexão com ‘The Nativity Story‘. “Sinto como se Stephenie Meyer tivesse realmente capturado o sentimento da primeira vez que você se apaixona e você está totalmente fora do ar e intoxicado – louca, faria tudo pra estar com a pessoa que ama. Nesse caso, Bella iria tão longe pra se tornar vampira – ela perderia a alma pra estar com a pessoa que ela ama.”

Hardwicke está mais uma vez trabalhando com a co-escritora e estrela de “Thirteen” Nikki Reed, que interpreta a vampira boazinha Rosalie. “Não é brincadeira, trabalhar com Catherine”, diz Reed. “Ela não é o tipo de pessoa que diz. “Vamos colocar você enrolada em plástico-bolha e te deixar num depósito”. Ela é mais como: “Nikki, aqui há um campo. Este é seu jogo. Te dou uma joelheira e uma proteção e você corre atrás”.

Elliot Davis, que filmou “Thirteen” também está de volta. “Elliot e eu tentamos fazer com que nossos outros filmes parecessem reais”, diz Hardwicke. “Em ‘Thirteen’ Elliot quase respira junto com o ator. Há tanta intimidade entre ele, a câmera e os atores. Quando eles sentem algo, ele é tão sensível que se move ao mesmo tempo… Este tipo de intimidade é o que estamos tentando fazer com esse filme também.”

Um romance de sangue quente
Depois de finalizada a cena do jogo de beisebol, Hardwicke e Davis tem que gastar o resto do tempo focados no que faz “Twilight” um fenômeno da literatura: o agitado romance entre Bella e Edward.
O livro de Meyer vendeu mais de 1 milhão de cópias, e mais de 1.4 milhões nas 2 seqüências Lua Nova e Eclipse. Uma 4ª parte “Amanhacer” foi lançada em 2 de Agosto. O livro criou seu próprio subgênero seguindo a literatura adulto-juvenil. Meyer é mórmon devota e mãe de 3 filhos, mas seus romances levam você a duvidar disso: de que eles são virgens, induzindo a conversas excitantes.

Peter Facinelli, que interpreta o Dr. Cullen, líder da família de vampiros, descreve o romance de Bella e Edward como “uma adaptação de Romeu e Julieta. Eles não podem ficar juntos… Ele tem que lutar contra cada instinto de comer a garota. De fora é engraçado, mas também existe aquela tensão sensual.”
Minha roteirista (Melissa Rosenberg) e eu tivemos apenas 2 ou 3 meses antes da greve dos roteiristas pra tentar fazer disso uma história bem feita.” diz Hardwicke. “No livro, Bella e Edward se questionam muito…Nós tentamos nos concentrar nas 3 páginas que eram as mais fortes.’”

“Por exemplo, no livro onde Bella revela saber que ele é um vampiro existe um longo diálogo enquanto ele dirige o carro. Nós estamos fazendo essa cena próximo ao Salmon River, que é um rio lindo, cheio de vida, selvagem, e temos essa antiga árvore envolta nessas enormes pedras onde eles estão parados na mais bela floresta que você já viu.”
Hardwicke deu um “up” no visual pra ficar o mais perto da fantasia. No livro, o trio de vampiros nômades que se alimentam de humanos são descritos como “vestindo roupas normais de viajantes”. Hardwicke os reinventou como rock stars do mal. Gigandet usa uma jaqueta de couro enfeitada com o que ele chama sarcasticamente de “cheiro de caça” – troféus das vítimas, de distintivo de policia, a anéis de casamento e coisas de garotinhas. Edi Gathegi, como o nômade Laurent, usa alguns dreads. Rachelle Lefevre, que interpreta a vampira selvagem Victoria, esta coberta com um grosso casaco de pelo que faria Mick Jagger se orgulhar.

Em outra parte do campo, atrás da primeira equipe escondido sob alguma camuflagem, o diretor da 2ª equipe e coordenador de efeitos Andy Cheng, um freqüente colaborador de Jackie Chan, filma a entrada dos nômades na clareira com 5 câmeras. Eles caminham por uma névoa artificial e deslizam como gatos sobre uma esteira coberta de folhas, “o tapete mágico” – puxado por fortes cabos em um trenó. Gigandet, Gathegi e Lefevre parecem estar facilmente passeando pela clareira a algo em torno de 40 km/hora , com esse visual de video clip dos anos 80.

Cuidado com os flogueiros/blogueiros

Depois que foi escalado para o papel do ultra maravilhoso vampiro, Pattinson diz que encarou  ”um monte desses abusos (online) no começo e que sua mãe o avisou – ela me mandou um link de uma petição que dizia, ‘Por favor, se afastem dele!’”

Essa base de fãs radicais surpreendeu a equipe de Twilight – e alguns roteiristas veteranos. Em 20 de Abril, o repórter do SlashFilm, Peter Sciretta informou (em um texto que li de olhos arregalados) que Twilight é atualmente o 14º filme mais procurado no site da IMDBPro. Twilight está mais bem posicionado no ranking do que Sex and the City – o filme, O Incrível Hulk, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Speed Racer, e até Indiana Jones 4. Ainda mais surpreendente é a lista dos 18 atores que figuram na lista das 30 estrelas mais procuradas na web.
É possível que essa matéria de Sciretta tenha recebido mais de 1.400 comentários – a maioria delas escritas por fãs apaixonadas que aparentemente escrevem com um dedo metido na tecla de exclamação. Hardwicke diz que está atenta: “Eu não estou online todos os dias, mas certamente minha assistente vê e me diz alguma coisa.”

Fãs estão sendo chamados de “Twilighters” ou “Twi-Hards” (um post no blog do site da MTV perguntava qual o apelido que os fãs preferiam e gerou mais de 2.500 comentários). Elas se reúnem em dúzias de sites incluindo Twilight Moms, Twilight Teens e His Golden Eyes (referência a Midas -por causa da cor dos olhos dos vampiros bonzinhos). O Twilight Moms (que se anunciam online como mulheres casadas que se dividem entre “família, trabalho, casa, casamento e… nossa obsessão por Twilight”) que deixou de funcionar semana passada, atrás de um autógrafo de Pattinson. Outro popular site de fãs, TwilightLexicon.com, persegue um dos atores na sua página do MySpace – onde ele usa um apelido.

Pattinson pode ver de onde vem essa paixão:

“Muitas dessas adaptações adolescentes fracassam”, ele diz. ‘Os livros não fracassam, então por que os filmes?’ Há algo louco sobre isso. Quero dizer, mesmo que não seja transformado em uma trilogia – e eu acho que provavelmente vai ser – essa história é tão perfeita para um filme. Só precisa enfatizar os elementos certos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas