7 de setembro de 2008

Crítica: Vani Mahesh comenta a saga

O Deccan Herald tem um novo artigo sobre a saga Twilight. Para ler o original, em inglês, clique aqui.

Entorpecida por vampirosStephenie Meyer é o novo nome no topo das listas de bestselles do mundo inteiro. Se Meg Cabot segurou as garotas adolescentes em cativeiro com seus livros até agora, Stephenie Meyer está tomando a coroa para ela. As duas escritoras, quando se trata de suas linhas de história, são diferentes como giz e queijo. Enquanto o Diário da Princesa de Meg Cabot é a aventura engraçada e informal de uma princesa dos tempos modernos, a saga Twilight de Stephenie Meyer, uma série de quatro pesados livros, é um preocupante e escuro romance entre uma mortal e um vampiro.

Twilight, o primeiro livro da ‘Twilight Saga’, apresenta a adolescente Bella Swan que se muda para a pequena cidade de Forks para morar com seu pai. Como qualquer adolescente que se muda, Bella está entediada, confusa e deslocada na nova cidade, mas apenas até ela conhecer o misterioso e lindo Edward Cullen. Enquanto Bella começa a se apaixonar por Edward, ela descobre o segredo chocante de que Edward não é apenas o garoto da vizinhança, mas um vampiro.

Edward pertence ao pequeno grupo de vampiros que estão vivendo juntos e estão sendo treinados para caçar animais selvagens, ao invés de sangue humano. A história retrata a agonia e êxtase dos jovens amantes, especialmente quando Edward tem que refrear seus instintos de vampiro para não desejar o sangue de Bella. O enredo dá uma volta aterrorizante, quando um grupo de vampiros nômades descobre Bella e quer nada menos que sua morte.

Se o primeiro livro da série deixou os leitores no começo de um intenso romance, New Moon, o segundo da saga, separou os amantes por causa de uma mudança repentina. Quando Edward e sua família acidentalmente entram em contato com o sangue de Bella, todos os seus instintos vampíricos vêm à tona. Edward percebe que sempre será um perigo para Bella e se afasta da vida dela.

Entretanto, sendo uma história adolescente, sem amor não se pode preencher todas as oitocentas páginas, então a história agora ganha Jacob, um jovem imaturo com uma selvagem e aventureira disposição. Bella e Jacob criam uma forte amizade, apenas para Bella encobrir que Jacob é um lobisomem, o pior inimigo dos vampiros. New Moon acaba com Edward voltando à história e o cenário fica pronto para o terceiro livro da saga, Eclipse. Em Eclipse, Bella está confusa entre seu amor por Edward e sua amizade com Jacob, pois ela só pode ter um ou outro.

O último volume, Breaking Dawn, tem Bella renunciando sua condição humana para se unir à Edward. A história mostra Bella largando a escola, se casando e tendo um bebê aos 18. (?) Entre críticas e rótulos, o quarteto certamente tem Meyer e seus editores rindo em todo o caminho até o banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas