23 de setembro de 2008

Fãs vão a Forks em busca da mágica de Twilight

Fãs vão a Forks em busca da mágica de Twilight

Forks, Washington – caracterizada pela chuva incessante e névoa densa. Cidade que estava sofrendo financeiramente. Desemprego, negócios fechando, partes da escola local condenadas, famílias começaram a se mudar.

Até que um improvável elenco de vampiros deu nova vida à cidade.

“Eu me apaixonei pela cidade.” Diz uma garota de 18 anos, Samantha Cogar, que arrastou seus avós numa viagem de 2.500 milhas pelas estradas de Louisville, Ky. até Forks mais cedo nesse verão. “Mal posso esperar para voltar.”


Milhares de fãs tem ido a Forks em razão de Twilight, a mais aclamada série a ser um sucesso nas prateleiras desde Harry Potter. Passados em Forks, na arenosa extremidade de Olympic Mountain Range, os livros capturaram os corações dos leitores por todo o mundo.

A inesperada atenção parece ser uma segunda chance para a economia. Inspirado num mundo de “faz-de-conta”, os fãs de Twilight estão trazendo a cidade de volta a vida.

Há quatro anos atrás, a autora Stephenie Meyer introduziu Bella Swan ao mundo, uma garota de 17 anos que se muda para Forks e é dividida pelo amor de seu companheiro de classe Edward Cullen e seu melhor amigo Jacob Black. Mas logo ela percebe que alguma coisa não está certa: Edward é um vampiro e Jacob, um lobisomen.

Leitores estavam obcecados, e mais três livros seguiram Twilight. Breaking Dawn, o quarto e ultimo livro da série, saiu em julho e permaneceu no topo de Mais Vendidos desde então. Adolescentes celebraram por todo país o lançamento do livro se vestindo como os personagens da série para as festas de meia-noite nas livrarias – muito parecido com o modo que os livros de Harry Potter eram lançados.

Enquanto mais páginas vinham, os fãs da série só aumentavam. Logo começaram a aparecer em Forks, procurando ver se a magia faiscaria quando a imaginação colidisse com a realidade. O que eles acharam foi uma cidade com dois semáforos onde chove mais de 30,48 centímetros1 a cada mês.

Mas Forks rapidamente abraçou seus fãs em frenesi.

A inspiração de Twilight em Forks não foi nada a não ser mágica, Márcia Bingham, diretora-executiva do Centro de Comércio diz.

“Nós provavelmente temos mais de 100 pessoas por dia.”, diz Bingham, que viu ansiosamente van depois de van de leitores insanos – na maioria mulheres – aparecerem em frente ao centro de visitantes da cidade.

Para muitos fãs a linha onde a realidade acaba e a imaginação se inicia está começando a ficar obscura, diz Michael Gurling, que tirou proveito de todo esse Boom de turismo e promove sua própria Twilight Tour.

Após listar alguns locais, ele pediu ajuda na escolha de casas que serviriam como stands para as famosas paradas de Forks nos livros: as casas de Bella e Edward, o campo onde os vampiros jogam baseball. Outros lugares, assim como a estação policial, onde o pai de Bella trabalha, e o hospital, onde o pai de Edward é um médico. Eles se inspiraram, providenciando cruisers por perto para que os fãs pudessem tirar fotos e reservando uma vaga para “Dr. Cullen” no estacionamento.

“O local mais popular é certamente a praia, em La Push, onde Bella descobre a verdade sobre Edward.” Diz Gurling.

Numa sexta-feira recente, a van de Gurling liderou a viagem para os visitantes – lotada, como é em quase todo final de semana, com garotas adolescentes. Fora do stand da casa de Edward, uma placa na porta diz “Os Cullen são voluntários na coleta de sangue.”

“Não é bem como eu pensava que seria.” Diz Yena Hu, uma estudante do segundo ano da Universidade de Washington que fez uma longa viagem de 4 horas de Seattle para a visita. “Eles estão sempre falando sobre todas as janelas e, no livro, a casa fica na água.” [insira aqui o qqqqqqqq .]

Mas é surpreendente o quanto Meyer realmente acertou, considerando que ela nunca esteve em Forks quando escreveu o primeiro livro. Uma busca rápida pela internet revelou que Forks era uma das cidades mais chuvosas do mundo, e de sua casa, no Arizona, a mãe dona-de-casa começou a reescrever a estória.

Enquanto os moradores locais estão aceitando essa fama recém-descoberta, eles também então muito familiarizados da mania que continua a crescer.

Quase todo mundo tem uma estória de Twilight: um adolescente que deixou seu cartão da livraria cair e só foi descobrir quando soube que Twilighters o tinham encontrado e não devolveriam; uma líder de torcida que estava fora da cidade e foi parada na rua onde ofereceram dinheiro pelo seu uniforme; os nativos Quileute, que conduzem a La Push e vêem garotas pegando a madeira da praia como souvenir. [insira aqui eu também pegaria, prontofalei.]

Folheando rapidamente um GuestBook de Twilight, um aluno formado da Forks High School sorri ao ver assinaturas que vêm de todas as partes do globo – Europa, Ásia, América do Sul. Todos eles estão aqui, como recordação nas páginas esfarrapadas que provam a fama da cidade.

Impulsionados pelo dinheiro e pelo fluxo positivo de dinheiro, os comerciantes estão tentando avidamente lucrar com todo esse sucesso que pode ser temporário.

Fazendo um passeio pela cidade você poderá encontrar “Nós amamos Bella e Edward” escrito nas janelas de lojas e, na estrada de Forks, uma placa de boas vindas: “Vampiros e Corredores.”

Os restaurantes começaram a oferecer temas de Twilight como opção. Subway oferece o ‘Twilight Special’ e ainda há o mais popular Bella Burger na lanchonete local, Sully’s.

Pontos de venda de camisetas de Twilight podem ser encontrados em quase todas as esquinas da cidade.
Na Sully’s, Eleanor Currit, 32 anos, bate um par de dentes plásticos de vampiros no ar – o que é uma regra para qualquer cliente que venha a pedir o Bella Burger. [insira aqui Ooooooolha um Bella Burger saindo, mesa seeeeeeeeeis. ]

“Quando eu voltar para meu Clube do Livro, eu definitivamente irei me gabar.” Diz a fã. “Tem uma mulher no grupo seriamente louca por esses livros.”
Currit, uma dona de casa formada em Inglês, diz que estar em Forks é como abrir uma página no livro e pular nela.

“Essa cidade tem simplesmente uma beleza primitiva.” Ela diz. “É realmente uma beleza misteriosa.”
Enquanto o quarto e final livro de Twilight era liberado mais cedo nesse verão, Curling, um Guia de Parque formado, diz que acha que a antecipação do filme, mudado para novembro, só vai gerar ainda mais atenção para Forks.

E enquanto alguns pedem por dias mais tranqüilos, outros têm certeza de que era de Twilight que a cidade precisava.

“Parece que estamos ‘twilightando’ todos os dias.” Diz Charlene Cross, a florista da cidade. “Mas no final do dia isso faz com que você sinta que é parte de algo maior – e eu acho que isso faz valer a pena.”
1 30,48 cm é a medida de um pé, que não é uma medida popular no Brasil.
 
Forte: Foforks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas