29 de agosto de 2008

Nota oficial – Meyer desabafa sobre MS

Para ler a nota original postada em seu site oficial, clique aqui.

“Como alguns de vocês já devem ter ouvido, meu rascunho parcial de Midnight Sun foi ilegalmente  disponibilizado na internet e distribuído de forma viral sem o meu conhecimento e permissão, ou do meu editor.

Eu tenho uma boa idéia de como este vazamento aconteceu, pois haviam poucas cópias de Midnight Sun que deixaram minhas mãos e cada uma era exclusiva. Devido às poucas mudanças que eu fiz no manuscrito em diferentes épocas, posso dizer quando cada uma foi enviada e para quem. O manuscrito que foi distribuído ilegalmente na internet foi dado a pessoas confiáveis por uma boa razão. Não tenho nenhum comentário além de que, creio eu, não houve má intenção com a distribuição inicial.

Eu não desejo que meus leitores experimentem Midnight Sun antes de ele estar completo, editado e publicado. Eu acredito que isso é importante para todos que entendem que o que aconteceu foi uma enorme violação dos meus direitos como autora, sem mencionar-me como ser humano. Como autora da saga Twilight, eu controlo todos os direitos e cabe ao proprietário dos direitos autorais decidir quando os livros devem se tornar públicos; acontece o mesmo com os músicos e cineastas. Só porque alguém compra um livro ou filme ou música, ou faz um download pela internet, não significa que eles possuem o direito de reproduzir e distribuí-lo. Infelizmente, com a internet, é fácil para as pessoas obterem e compartilharem coisas que legalmente não pertencem a eles. Não importa o quanto isso é feito, continua sendo desonesto. Esta tem sido uma experiência perturbadora para mim, mas eu espero pelo menos deixar meus fãs com uma melhor compreensão dos direitos autorais e da importância do controle artístico.

Então, onde é que isto deixa Midnight Sun? Minha primeira impressão foi de que não havia nenhuma maneira de continuar. Escrever não é como matemática; em matemática, dois mais dois sempre é igual a quatro, não importa qual seja seu humor. Com a escrita, o modo como você se sente muda tudo. Se eu tentasse escrever Midnight Sun agora, no meu atual estado de humor, James provavelmente venceria e todos os Cullen estariam mortos, o que não se enquadra muito bem na história original. Em todo caso, me sinto muito triste sobre o que aconteceu para continuar trabalhando em Midnight Sun, e assim ele ficará em espera indefinidamente.

Eu prefiro que meus fãs não leiam esta versão de Midnight Sun. É apenas um rascunho incompleto; sua escrita está confusa e imperfeita e cheia de erros. Mas como posso comentar sobre esta violação conduzindo mais pessoas a lerem esta postagem ilegal? Levou-me um tempo para decidir como e se eu poderia responder. Mas, para encerrar a confusão, eu decidi deixar o rascunho disponível aqui. Desse modo, meus leitores não precisam sentir que estão fazendo um sacrifício para continuarem honestos. Espero que este fragmento lhes dê mais informações sobre a cabeça de Edward e adicione uma nova dimensão à história de Twilight. Isso é o que me inspirou a escrevê-la em primeiro lugar.

Eu gostaria de aproveitar o momento e agradecer aos maravilhosos fãs que estiveram me apoiando ao longo dos últimos três anos. Eu não posso começar a dizer o quanto cada um de vocês significa para mim. Eu só espero que esta nota pare toda a confusão e especulação online e que o universo Twilight possa mais uma vez tornar-se o esconderijo feliz que costumava ser. Após este ano terrivelmente ocupado, eu estou agora concentrada em passar mais tempo com minha família e trabalhar em alguns outros projetos literários.”

– Stephenie

                             ___________________________________________________

A autora disponibilizou os primeiros 12 capítulos originais de Midnight Sun em seu site oficial. Os títulos são basicamente os mesmos do manuscrito ilegal, exceto pelo capítulo 8, chamado Ghost (Fantasma) e dois capítulos 9, Port Angeles e Theory (Teoria), respectivamente. Depois de Theory, aparece o capítulo 11, chamado Interrogations (Interrogatórios) e, em seguida, o último – 12. Complications (Complicações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas